Arranca hoje a edição deste ano do Lisbon & Estoril Film Festival '11, pela primeira vez expandido a Lisboa. Paulo Branco, director do evento, não limita o festival à 7ª Arte - destacam-se as exposições (de nomes como Miquel Barceló, Peter Suschitzky, Darius Khondji), os concertos (Sophie Auster), um Simpósio Internacional "Os Direitos de Autor na Era da Internet: que futuro para as indústrias culturais?", Masterclasses e encontros com o público, bem como algumas actividades para os mais novos (Cinemateca Júnior).
Destaco também a forte programação Fora da Competição, com exibições exclusivas (e absolutamente imperdíveis): "La Piel Que Habito" de Pedro Almodóvar, "Restless" de Gus Van Sant, "Melancholia" de Lars von Trier, "The Ides of March" de George Clooney, "A Dangerous Method" de David Cronenberg e "Carnage" de Roman Polanski, entre tantos outros. Pode consultar toda a programação aqui.
O festival reserva ainda algumas outras surpresas, entre elas uma entrevista exclusiva a Jean-Luc Godard no Simpósio Internacional - L'ogre et le petit poucet, a exibição da mini-série da HBO (sobre a qual há um post mais abaixo) Mildred Pierce, bem como o filme de Michael Curtiz "Alma em Suplício", adaptado da mesma obra.
Finalmente, os filmes em Competição prometem revelar um novo cinema europeu que se espera brilhante, com uma selecção de 11 obras de jovens realizadores. Os títulos, autores e sinopses poderão ser encontrados aqui. O júri deste ano conta com nomes incontornáveis das Artes (de áreas diversas como o Cinema, a Música, as Artes Plásticas e Literatura), entre eles J. M. Coetzee, Paul Auster, Don Dedillo, Peter Handke e Luca Guadagnino.
O Festival irá decorrer entre 4 e 13 de Novembro. Não percam!
Sem comentários:
Enviar um comentário