sábado, outubro 22

Contágio: Um Caso de Distanciamento


"Nada se espalha como o medo" é o mote para o mais recente filme de Steven Soderbergh. Ao contrário do que estamos habituados a ver, este thriller preocupa-se com o processo anterior à desordem.

Um vírus mortal desconhecido espalha-se a um ritmo alucinante. O número de infectados depressa se torna alarmante. A Humanidade entra em caos absoluto. Passam-se dias até que médicos e Organizações se apercebam da gravidade da situação. Inicia-se o processo de identificação do vírus para que se possa encontrar uma cura. O pânico toma conta do mundo.

Scott Z. Burns, o argumentista, divide as reacções do mundo entre o cidadão comum, os médicos e administrativos das Organizações de Saúde e os media. Há um jogo de equilíbrio e um balanço das diferentes formas de encarar um problema desta envergadura.

Mas a visão de Soderbergh é alarmista e desapaixonada. O seu olhar é distante. Os únicos planos pormenor servem todos o mesmo propósito - mostrar as diferentes formas de contágio. As mãos que tocam em pessoas e objectos, o suor nos rostos, a tosse seca, os olhos vermelhos e dilatados. Para um tema delicado como este (afinal, há a possibilidade da raça humana terminar precisamente desta forma), são passados muito poucos sentimentos, não há grandes emoções. Uma visão fria, um olhar clínico.

O elenco, está à vista, é soberbo. O filme, como me disseram, é pouco recomendado a hipocondríacos ou a obessivo-compulsivos.

2 comentários:

  1. Confere, houve cenas em que se podia ter aproveitado para dramatizar um pouco mais as coisas (não vou falar sobre, para não ser spoiler).

    Também acho que a informação/desinformação do "jornalista" Jude Law podia ter sido mais explorada, a mostrar-se o efeito real do seu blog, coisa que só aconteceu quando ele foi preso.

    De resto, um Cast como estes só podia dar coisa interessante. Os 20, 30 minutos iniciais são super intensos e prendem o espectador ao ecran, o resto... fica mais em ritmo de cruzeiro. Podia ter sido melhor explorado, ainda assim está um bom filme. Ainda mais quando é patrocinado por um restaurante qualquer de grelhados onde todos os trabalhadores são do outro lado do Atlântico :P

    ResponderEliminar
  2. Quero ir ver JÁ! :D

    ResponderEliminar