quinta-feira, outubro 27

"José e Pilar" - Semana de Homenagem a José Saramago


"Miguel Gonçalves Mendes mostra o José que havia em Saramago."

O documentário de Miguel Gonçalves Mendes é um forte candidato à nomeação aos Óscares e vai ser exibido em Nova Iorque, na Semana de Homenagem a José Saramago, que arrancou ontem.

Esta longa-metragem documental que tem vindo a dar visibilidade ao país, vai estar no MoMA - Museu de Arte Moderna. Um verdadeiro prestígio.

Para quem ainda não teve oportunidade de ver, recomendo vivamente que o faça.

"Tudo pode ser contado de outra maneira"! Ora vejam:



4 comentários:

  1. Adorei o documentário e adoro Saramago. Considero, portanto, que é da mais elementar justiça que o filme seja exibido e o escritor homenageado (e devia ser com um ano, que uma semana é pouco!).

    Aquilo que mais me fascinou no documentário não foi, contudo, o retrato da grandeza do escritor (incontestável e não precisava de filme para atestar) ou da determinação e firmeza de ideias da Pilar (interessante, todavia), mas o enfoque no amor que ligava aquelas duas pessoas. E que humanizou, tanto!, o Saramago.

    Sobre isto divaguei em dois ou três parágrafos no meu blog (http://ruasdopensamento.blogspot.com/2011/06/ensaio-sobre-o-amor-jose-e-pilar.html), talvez tenha interesse.

    "Amar, amar, amar. Pilar, pilar, pilar".

    ResponderEliminar
  2. Belíssima homenagem a um homem que em vida não foi suficientemente reconhecido. De facto, como já foi referido no comentário anterior, o amor entre José Saramago e Pilar del Rio é algo transcendente e no filme é retratado de uma maneira deliciosa.

    Quem ainda não viu deve ver.

    Andreia Cruz

    ResponderEliminar
  3. Assino por baixo. Recomendo vivamente o post do Manel.

    Obrigada aos dois!

    Sara Toscano

    ResponderEliminar
  4. Grande falha minha. Sem dúvida um filme que quero ver muito brevemente!

    ResponderEliminar