terça-feira, novembro 8

Acaso No Son Hombres?


Yo soy la voz de Cristo que clama en el desierto. Dice esa voz que todos estáis en pecado mortal y en él vivís y morís, por la crueldad y tiranía que usáis con esta gentes” __ Antonio Montesinos, 1511

También La Lluvia é um filme de Icíar Bollaín com uma visão realista e uma representação muito particular sobre a "Guerra da Água" na Bolívia (Abril de 2010). Um argumento soberbo de Paul Laverty e interpretações fantásticas, com destaque para Juan Carlos Aduviri (Daniel).

O filme conta a história de um produtor de cinema (Luis Tosar) e um jovem realizador (Gael García Bernal) que viajam para a Bolívia para rodar um projecto ambicioso e arrojado, que mostra Cristóvão Colombo como um explorador de povos indígenas. Nessa altura, rompe em Cochabamba uma guerra contra a privatização de toda a água do país, coisa que nenhum dos dois esperava.

É extremamente interessante ver o paralelo entre aquilo que eles estão a filmar (que data de 500 anos antes) e aquilo que está a acontecer naquele país à data, e perceber que pouco ou nada mudou. É um filme que convida a uma intensa reflexão.

Deixo um artigo de Paul Constance (BIDAmérica, Junho de 2005), com uma visão interessante sobre estes factos históricos.

Para os mais interessados, deixo também o trailer oficial (versão Inglesa).

1 comentário:

  1. Sem duvida...Em 500 anos de história nada mudou!!! É triste vermos de uma forma tão nítida o quão o ser humano é asqueroso. Esse paralelismo no filme está muito bem feito e de uma forma bastante original.

    Um filme muito interessante. Muito bem escrito e realizado.

    Gostei muito.

    De 0 a 10 dou 8.

    ResponderEliminar